Doando amor, enxugando lágrimas e provocando sorrisos...

    Cartilha - Vencendo o Câncer

    Doar amor...enxugar lágrimas...provocar sorrisos!

    "Vencendo o Câncer" é o resultado da dedicação das Voluntárias da Rede Feminina no trato diário com os pacientes oncológicos, médicos, enfermeiros e outras entidades que assistem aos pacientes carentes portadores de câncer. Tem o objetivo de ajudar, através da informação, o paciente oncológico a ter uma noção básica sobre o câncer e seus diversos desdobramentos. É apenas um ponto de partida para o enfrentamento e superação da doença.

    1 – INTRODUÇÃO

    Quando estamos com boa saúde não lembramos que podemos adoecer. Tomara que isso nunca aconteça. Mas, se acontecer com Você, lembre-se: o câncer pode ter cura. Nós, da Rede Feminina desejamos, do fundo do coração, a sua recuperação. Nosso trabalho consiste em ajudá-lo(a) nesta caminhada rumo à recuperação. Lembre-se: quando precisar, conosco Você encontra sempre um ombro amigo à sua disposição. Com este manual, tentamos dar a Você uma visão geral das fases que envolvem a doença, de forma bem resumida: a descoberta, o processo e a superação. Que essas palavras possam encorajá-lo(a), dar-lhe paz de espírito e razão para ter esperança em um futuro livre do câncer.
    FIQUE DISTANTE DE PESSOAS NEGATIVAS! XÔ!

    O que é câncer?

    • O câncer é uma doença que aparece sob várias formas e em qualquer parte do corpo (menos nos dentes e nos cabelos). Não é uma doença única, mas cerca de 200 doenças distintas, cada uma delas com suas causas e seus tratamentos.
    • A condição de malignidade, também chamada de câncer, tumor maligno ou neoplasia maligna ocorre quando há a mutação anormal do material genético das células, com crescimento, reprodução (multiplicação) e dispersão pelo organismo.
    • Se a proliferação celular anormal for totalmente fora de controle, e se as células tiverem a habilidade de se mover de sua localização original, migrar, fixar-se e crescer em outros tecidos teremos a metástase.

    Fatores de proteção contra o câncer
    O câncer tem fatores de proteção e de risco conhecidos. Alguns desses fatores são modificáveis, ou seja, pode-se diminuir as chances de uma pessoa vir a ter câncer, ou ajudar na recuperação de quem contraiu a doença.

    1. Inicialmente, queremos ressaltar a importância da atitude positiva no processo de cura. O câncer é uma doença em que a atitude positiva é tudo.
    2. Faça meditação, oração ou prática de relaxamento todos os dias. Tenha domínio da sua própria vida, com leveza e serenidade.
    3. Mantenha uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais e produtos à base de soja. Reduza os alimentos industrializados, ricos em açúcares e gorduras e pobres em fibras. Reduza o uso de sal e álcool.
    4. Faça exercícios físicos, pelo menos 30 minutos de caminhada ao dia, seis vezes por semana.
    5. Estabeleça relações sociais positivas.
    6. Introduza mais alegria em sua vida e diminua o estresse.
    2 – O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER
    3 – A DESCOBERTA: ESTOU COM CÂNCER
    4 – “A CARTA DE DEUS”
    5 - O APOIO
    6 – CUIDE DA SUA MENTE E DO SEU ESPÍRITO
    7 - CUIDE DO SEU CORPO
    8 - ALIMENTAÇÃO
    9 - OS TRATAMENTOS DO CÂNCER
    10 - EFEITOS COLATERAIS DA RADIOTERAPIA
    11 - EFEITOS COLATERAIS DA QUIMIOTERAPIA
    12 – A SUPERAÇÃO: VENCER É SUPERAR LIMITES
    13 - DÚVIDAS E MITOS
    14 - DIREITOS DOS PACIENTES
    15 -“O SONHO EXISTE PARA TORNAR-SE REALIDADE”

    OUÇA A REALIZAÇÃO DAS VOLUNTÁRIAS DA RFCC SOBRE O COMBATE AO CÂNCER

    Nossa localização

    SETOR COMERCIAL SUL - SCS

    Quadra 01, Bloco G, Edifício Baracat - Sala 208

    Brasília-DF / CEP: 70.309-900

    Telefone: (61) 3364-5467

    HOSPITAL DE BASE DO DISTRITO FEDERAL

    S.M.H.S. - Área Especial - Quadra 101 - Asa Sul

    Brasília-DF / CEP: 70.390-090

    Fone/fax: (61) 3315-1278 e (61) 3224-1188

    Central de doações

    (61) 3223-0103 / 98580-4015

    logotipo ibs