O Distrito Federal possui em média 2.927.323 habitantes, sendo que deste total, 1.533.244 são mulheres. Para o ano de 2018 a previsão é que sejam 1.635.788 mulheres, ou seja um aumento de 102.544 mulheres. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), para o biênio 2018/2019, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, sendo que na região centro oeste a estimativa é de 51,96 casos a cada 100 mil habitantes. Neste contexto de envelhecimento da população e de aumento do número de casos de câncer é necessário realizar ações que garantam o acesso ao tratamento.
Diante desta realidade, percebe-se a necessidade de ações que fortaleçam a atenção básica, com as políticas de prevenção ao câncer e de promoção de saúde, com o objetivo de oportunizar o acesso ao tratamento e diminuir a mortalidade.
Neste sentido, as ações em Advocacy são o meio que as associações buscam defender uma causa, que implicam na capacidade de influenciar a formulação, transformação e implementação de políticas públicas e de decisões. Tais ações são possíveis por meio da sensibilização de gestores, formuladores de políticas públicas e tomadores de decisões. Também acontece por meio da criação de propostas de reformulação das políticas públicas, legislação, normas e orçamentos, criação de estruturas e processos de tomadas de decisão mais transparentes.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, além de oferecer o atendimento diário ao paciente oncológico com projetos assistenciais e de orientações sobre o tratamento e direitos, e oferecer diversos projetos que contribuem para a melhoria da auto estima e o enfretamento do tratamento, também atua como controle social e realiza ações de advocacy tais como:
01
Representação de usuários no Conselho de Saúde do DF
02
Representação de usuários no Conselho Gestor do Hospital de Base do DF
03
Capacitação Anual de voluntários
04
Palestras de Conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero
05
Campanhas de rastreamento e prevenção ao câncer
06
Orientações diárias sobre os direitos do paciente oncológico