Quarta, Janeiro 17, 2018

a) - EXAME CLÍNICO
É o exame das mamas realizado pelo médico. Procure fazer este exame a cada seis meses e sempre que fizer seu exame ginecológico. O mastologista é o médico especialista em doenças das mamas, o seu ginecologista ou o clinico geral em caso de dúvida, poderão encaminhá-la para ele.

b) - MAMOGRAFIA
A mamografia é o principal exame usado pelo médico para saber se um tumor é benigno ou maligno. É um exame simples: consiste em colocar a mama entre duas placas de acrílico, que será comprimida. É importante saber que para fazer um exame adequado é importante apertar um pouco a mama, portanto, pode ser um pouco incomodo se as mamas estiverem dolorosas.Para ser menos incomodo deverá ser feito uma semana após a menstruação. Este exame permite descobrir o câncer de mama quando o tumor é bem pequeno e ainda não é percebido na palpação. Em mulheres com mais de 40 anos ou mesmo a partir dos 35 anos com casos de câncer de mama na família, é um exame obrigatório. Deve ser feito anualmente.

c) - BIÓPSIA
Este exame consiste na retirada de um pedaço do nódulo suspeito, através de uma pequena cirurgia ou através de agulhas, dependendo de cada caso. O nódulo pode também ser retirado por inteiro. O exame é realizado para confirmar ou não o diagnóstico, quando o exame de palpação e mamografia forem suspeitos.