Sexta, Abril 26, 2024

DÚVIDAS E MITOS

a. O câncer tem cura? Sim, o câncer tem cura! Mas depende do quão avançado ele se apresenta, de acordo com o tamanho do tumor e se existe ou não metástase. Quanto mais inicial for o estágio da doença, maior será a chance de cura. Por isso é muito importante a realização do diagnóstico precoce.
b. O câncer é contagioso? Não! O câncer não pode ser transmitido por contato. Entretanto, é bom ressaltar que existem certos tipos de vírus que são propensos a provocar alguns tipos de câncer e podem ser transmitidos por contato sexual, transfusão de sangue ou por seringas contaminadas. O câncer de mama não é provocado por vírus, portanto não é contagioso.
c. Posso cuidar do meu câncer ficando em casa?
Gente, atenção: a melhor forma de se lidar com o câncer é unir a ciência e a fé. Buscar o tratamento médico, fortalecer a fé dentro da sua religião, e ter muito pensamento positivo.
d. Pessoas da minha família tiveram câncer. O câncer é hereditário? Alguns tipos sim. No caso do câncer de mama, de 5% a 7% dos casos são ligados ao fator hereditário. Na grande maioria dos casos, as mulheres não têm parentes com câncer de mama ou mesmo outros cânceres.
e. Mamografias são dolorosas? O procedimento da mamografia pode ser desconfortável, e se houver alguma parte dolorosa, dura apenas poucos segundos.
f. Todo tumor é câncer? A palavra tumor é atribuída a qualquer aumento de volume desenvolvido em qualquer parte do corpo. Não significa câncer. Quando as células crescem de forma organizada, sem invadir tecidos vizinhos, correspondem a um tumor benigno. Caso contrário, o tumor é maligno, esse sim, um câncer.
g. Desodorante anti-transpirante pode causar câncer de mama? De forma alguma. Não existem pesquisas ou estudos que comprovem a relação entre as duas coisas. O que pode acontecer é o entupimento de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.
h. Se eu faço o autoexame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia? O autoexame das mamas não é capaz de detectar, por si só, a existência do câncer de mama. Alguns cânceres de mama são detectados apenas com a mamografia. Outros são detectados apenas com exame médico. O melhor é fazer a conjugação de todos os passos do autocuidado das mamas, isto é, realizar o autoexame todos os meses, fazer o exame clínico com seu médico anualmente, e a mamografia na periodicidade indicada.
i. Amamentar protege o peito do câncer de mama? A amamentação é muito importante como fator protetor. Mulheres que amamentam o primeiro filho mais cedo têm menos risco para o câncer de mama. Quando a mulher completa a gravidez e amamenta, as células mamárias chegam à sua maturidade, tornando-se mais resistentes a alterações genéticas.
j. O tecido denso das mamas, em mulheres jovens, impossibilita a visualização de tumores pela mamografia? Apesar de dificultar a visualização, essa continua sendo a única forma de detectar microcalcificações que podem ser sinais de um início de câncer de mama.
k. Usar sutiã apertado provoca câncer? Não existe associação entre o uso de sutiãs de quaisquer tipos com o aparecimento de câncer de mama.
l. Tomar anticoncepcional provoca câncer? A associação entre o anticoncepcional hormonal e o câncer de mama tem sido muito debatida, mas até o momento não há um consenso. Atualmente não se contraindica o uso da pílula anticoncepcional para mulheres saudáveis. Para as mulheres que já tiveram o câncer de mama não é recomendado o seu uso.
m. O cigarro e o álcool tem relação com o câncer? Há realmente uma associação entre o consumo de álcool e o aumento do risco para o câncer de mama. Já o cigarro ainda está em estudo, mas a tendência desses estudos é confirmar o perigo do cigarro para o câncer de mama.