– Identificação dos serviços prestados por meio de Programas:
01. ACOLHIMENTO e NAVEGAÇÃO
Descrição: atendimento inicial ao paciente que busca atendimento no HBDF, com acolhimento, orientações, encaminhamentos, visitas aos pacientes internados, promovendo um espaço de escuta e esclarecimento.
Resultado: 14.130 atendimentos realizados, em média.
02. DOANDO AUTO-ESTIMA
Descrição: Doação de próteses mamárias, perucas, toucas e lenços, e ações que motivem a beleza tais como corte de cabelo e barba, para melhorar a auto-estima dos pacientes, contribuindo para a adesão ao tratamento e qualidade de vida.
Resultado: 1.971 atendimentos realizados
03. VIVER É UMA ARTE
Descrição:
São realizadas oficinas de artesanato na Oncologia Clínica e na Radioterapia, amenizando a ansiedade, ocupando o tempo ocioso e também, o ensino de uma ocupação conforme sua condição de saúde, desenvolvendo habilidades que podem ser fonte de geração de renda e profissionalização. Busca a integração no mercado de trabalho por meio de oficinas de artesanatos, ensinando um ofício e promovendo a autonomia financeira e a cidadania.
Resultado: 4.528 atendimentos realizados.
04. INFORMAÇÃO e ORIENTAÇÃO
Descrição: ações que promovam esclarecimentos sobre os direitos dos pacientes oncológicos e o tratamento de forma integral. Para isso, são realizadas palestras diárias, fornecimento de cartilhas informativas, manual de voluntários. Há também a distribuição de livros diversos que promovem cultura, cidadania e divulga saberes, oferecendo acesso às informações sobre o câncer, tratamento e direitos dos pacientes oncológicos.
Resultado: 2.044 atendimentos realizados
05. TRANSPORTE SOLIDÁRIO
Descrição: Orientação e auxílio no procedimento quanto à juntada de documentos exigidos para obtenção do Passe Livre junto ao GDF. Doação de auxílio para pagamento de passagens para ir ao HBDF realizar quimioterapia e radioterapia.
Resultado: 2.239 atendimentos realizados.
06. LANCHE SOLIDÁRIO
Descrição: São lanches compostos por café, biscoitos pães e bolos, servidos diariamente aos acompanhantes de pacientes que estão internados no HBDF. Visa amenizar a fome, diminuir a ansiedade e aliviar a tensão dos pacientes e acompanhantes que passam muito tempo no hospital. Torna-se também um momento de acolhimento e escuta dos acompanhantes, e humanização.
Resultado: 49.960 atendimentos realizados.
07. ADOTE UM PACIENTE:
Descrição:
Prestar assistência material aos pacientes oncológicos internados e ao Hospital de Base do DF, por meio de doações de materiais que permitam o tratamento, melhorem a qualidade de vida e humanizem o ambiente hospitalar.
Resultado: 7.933 atendimentos realizados.
08. SUSTENTABILIDADE
Descrição: ações que viabilizem a sustentabilidade da instituição por meio de realização de eventos para a captação de recursos, tais como: bazares, sócios contribuintes, bingos e outros.
45 Eventos – 1.125 pessoas
Bazar: em média, 7.920 pessoas visitam o bazar ao ano.
Resultado: Em média 1.915 atendimentos realizados.
09. AÇÕES EM ADVOCACY
Descrição: ações voltadas para a luta pelo direito ao tratamento oncológico para a conscientização da sociedade, capacitação de agentes transformadores, mobilização da população e acompanhamento da atuação o poder público .
Resultado: 1.640 atendimentos realizados(participantes de palestras e capacitações)