Quinta, Abril 25, 2024

Prestação de Contas 2017

01. ACOLHIMENTO e NAVEGAÇÃO
Descrição: atendimento inicial ao paciente que busca atendimento no HBDF, com acolhimento, orientações, encaminhamentos, visitas aos pacientes internados, promovendo um espaço de escuta e esclarecimento.

Acolhimento Sala da Coord.

2000 atendimentos

Acolhimento Sala de Espera

1727 atendimentos

Visitas às enfermarias

8389 visitas

Visita em UTI’S

452 visitas

Visitas no PS

6269 visitas

Visitas na Radio e Quimioterapia

430  visitas

Encaminhamento do Serviço Social

125 atendimentos

Encaminhamento para exames

475 encaminhamentos

Recebimento de doações

 253 atendimentos

Recebimento de cabelos

2520 mechas de cabelos

 Resultado: 22.640 atendimentos realizados, em média.

02. DOANDO AUTO-ESTIMA
Descrição:
Doação de próteses mamárias, perucas, toucas e lenços, e ações que motivem a beleza tais como corte de cabelo e barba, para melhorar a auto-estima dos pacientes, contribuindo para a adesão ao tratamento e qualidade de vida.

Próteses mamárias

491 unidades

Perucas

145  unidades

Corte de unha

35  atendimentos

Cortes de Cabelo

221 atendimentos

Cortes de barba

156  atendimentos

Toucas

451 unidades

Sutiã

132 unidades

Almofadas do Coração

362 unidades

Lenços

760 unidades

 Resultado: 2.753 atendimentos realizados

03. VIVER É UMA ARTE
Descrição:
São realizadas oficinas de artesanato na Oncologia Clínica e na Radioterapia, amenizando a ansiedade, ocupando o tempo ocioso e também, o ensino de uma ocupação conforme sua condição de saúde, desenvolvendo habilidades que podem ser fonte de geração de renda e profissionalização. Busca a integração no mercado de trabalho por meio de oficinas de artesanatos, ensinando um ofício e promovendo a autonomia financeira e a cidadania.

Oficinas com pacientes

64 oficinas

Participantes

1.917 participantes

Lembranças – data comemorativa

2.302 lembranças doadas

Feirinhas

3 feirinha de artesanato realizada

Resultado:  4.283 atendimentos realizados

04. INFORMAÇÃO e ORIENTAÇÃO
Descrição: ações que promovam esclarecimentos sobre os direitos dos pacientes oncológicos e o tratamento de forma integral. Para isso, são realizadas palestras diárias, fornecimento de cartilhas informativas, manual de voluntários. Há também a distribuição de livros diversos que promovem cultura, cidadania e divulga saberes, oferecendo acesso às informações sobre o câncer, tratamento e direitos dos pacientes oncológicos.

Cartilhas para pacientes

646 distribuídas

Palestras ambulatório

512 realizadas

Cartilhas para voluntários

337 distribuídas

Resultado:  4.283 atendimentos realizados

05. TRANSPORTE SOLIDÁRIO
Descrição: Orientação e auxílio no procedimento quanto à juntada de documentos exigidos para obtenção do Passe Livre junto ao GDF. Doação de auxílio para pagamento de passagens para ir ao HBDF realizar quimioterapia e radioterapia.

Passagem – auxílio (estadual e interestadual)

1.682 passagens

Encaminhamento Passe Livre

47 encaminhamentos

Viagens Kombi Juju

247 viagens

Resultado: 1.976 atendimentos realizados

06. LANCHE SOLIDÁRIO
Descrição: São lanches compostos por café, biscoitos pães e bolos, servidos diariamente aos acompanhantes de pacientes que estão internados no HBDF. Visa amenizar a fome, diminuir a ansiedade e aliviar a tensão dos pacientes e acompanhantes que passam muito tempo no hospital. Torna-se também um momento de acolhimento e escuta dos acompanhantes, e humanização.

Lanche acompanhantes

18.587 lanches distribuídos

 
 

Lanches para pacientes

39.240 lanches distribuídos

 

Resultado: 57.827 atendimentos realizados

07. ADOTE UM PACIENTE:
Descrição:
Prestar assistência material aos pacientes oncológicos internados e ao Hospital de Base do DF, por meio de doações de materiais que permitam o tratamento, melhorem a qualidade de vida e humanizem o ambiente hospitalar.

Cestas básicas

2.584 cestas doadas

Beija Flor

12 visitas

Materiais de Higiene

2004  itens

Medicamentos

406 itens

Produtos Hospitalares

1.536 itens

Alimentos Avulsos

7051 itens

Resultado: 13.593 atendimentos realizados

08. SUSTENTABILIDADE
Descrição: ações que viabilizem a sustentabilidade da instituição por meio de realização de eventos para a captação de recursos, tais como: bazares, sócios contribuintes, bingos e outros.
45 Eventos – 1.125 pessoas
Bazar: em média, 7.920 pessoas visitam o bazar ao ano.

Novos Sócios Contribuintes

150 novos sócios

Eventos

29 eventos - em média, 1.450 pessoas atendidas 

Captação de Recursos

 2 campanhas

Resultado: Em média 1.600 atendimentos realizados

09. AÇÕES EM ADVOCACY
Descrição: ações voltadas para a luta pelo direito ao tratamento oncológico para a conscientização da sociedade, capacitação de agentes transformadores, mobilização da população e acompanhamento da atuação o poder público.

Reuniões Conselho de Saúde

15 presenças

Capacitação de Voluntários

2 capacitações, em média 200 pessoas

Palestras externas

40  palestras - em média 1.600

Campanhas

4 campanhas de prevenção  e de doação

Reunião Conselho Gestor HBDF

10 presenças

Resultado: 2.000 atendimentos realizados (participantes de palestras e capacitações)