01. ACOLHIMENTO e NAVEGAÇÃO
Descrição: atendimento inicial ao paciente que busca atendimento no HBDF, com acolhimento, orientações, encaminhamentos, visitas aos pacientes internados, promovendo um espaço de escuta e esclarecimento.
Acolhimento Sala da Coord. |
2000 atendimentos |
Acolhimento Sala de Espera |
1727 atendimentos |
Visitas às enfermarias |
8389 visitas |
Visita em UTI’S |
452 visitas |
Visitas no PS |
6269 visitas |
Visitas na Radio e Quimioterapia |
430 visitas |
Encaminhamento do Serviço Social |
125 atendimentos |
Encaminhamento para exames |
475 encaminhamentos |
Recebimento de doações |
253 atendimentos |
Recebimento de cabelos |
2520 mechas de cabelos |
Resultado: 22.640 atendimentos realizados, em média.
02. DOANDO AUTO-ESTIMA
Descrição: Doação de próteses mamárias, perucas, toucas e lenços, e ações que motivem a beleza tais como corte de cabelo e barba, para melhorar a auto-estima dos pacientes, contribuindo para a adesão ao tratamento e qualidade de vida.
Próteses mamárias |
491 unidades |
Perucas |
145 unidades |
Corte de unha |
35 atendimentos |
Cortes de Cabelo |
221 atendimentos |
Cortes de barba |
156 atendimentos |
Toucas |
451 unidades |
Sutiã |
132 unidades |
Almofadas do Coração |
362 unidades |
Lenços |
760 unidades |
Resultado: 2.753 atendimentos realizados
03. VIVER É UMA ARTE
Descrição:
São realizadas oficinas de artesanato na Oncologia Clínica e na Radioterapia, amenizando a ansiedade, ocupando o tempo ocioso e também, o ensino de uma ocupação conforme sua condição de saúde, desenvolvendo habilidades que podem ser fonte de geração de renda e profissionalização. Busca a integração no mercado de trabalho por meio de oficinas de artesanatos, ensinando um ofício e promovendo a autonomia financeira e a cidadania.
Oficinas com pacientes |
64 oficinas |
Participantes |
1.917 participantes |
Lembranças – data comemorativa |
2.302 lembranças doadas |
Feirinhas |
3 feirinha de artesanato realizada |
Resultado: 4.283 atendimentos realizados
04. INFORMAÇÃO e ORIENTAÇÃO
Descrição: ações que promovam esclarecimentos sobre os direitos dos pacientes oncológicos e o tratamento de forma integral. Para isso, são realizadas palestras diárias, fornecimento de cartilhas informativas, manual de voluntários. Há também a distribuição de livros diversos que promovem cultura, cidadania e divulga saberes, oferecendo acesso às informações sobre o câncer, tratamento e direitos dos pacientes oncológicos.
Cartilhas para pacientes |
646 distribuídas |
Palestras ambulatório |
512 realizadas |
Cartilhas para voluntários |
337 distribuídas |
Resultado: 4.283 atendimentos realizados
05. TRANSPORTE SOLIDÁRIO
Descrição: Orientação e auxílio no procedimento quanto à juntada de documentos exigidos para obtenção do Passe Livre junto ao GDF. Doação de auxílio para pagamento de passagens para ir ao HBDF realizar quimioterapia e radioterapia.
Passagem – auxílio (estadual e interestadual) |
1.682 passagens |
Encaminhamento Passe Livre |
47 encaminhamentos |
Viagens Kombi Juju |
247 viagens |
Resultado: 1.976 atendimentos realizados
06. LANCHE SOLIDÁRIO
Descrição: São lanches compostos por café, biscoitos pães e bolos, servidos diariamente aos acompanhantes de pacientes que estão internados no HBDF. Visa amenizar a fome, diminuir a ansiedade e aliviar a tensão dos pacientes e acompanhantes que passam muito tempo no hospital. Torna-se também um momento de acolhimento e escuta dos acompanhantes, e humanização.
Lanche acompanhantes |
18.587 lanches distribuídos |
|
Lanches para pacientes |
39.240 lanches distribuídos |
Resultado: 57.827 atendimentos realizados
07. ADOTE UM PACIENTE:
Descrição:
Prestar assistência material aos pacientes oncológicos internados e ao Hospital de Base do DF, por meio de doações de materiais que permitam o tratamento, melhorem a qualidade de vida e humanizem o ambiente hospitalar.
Cestas básicas 2.584 cestas doadas Beija Flor 12 visitas Materiais de Higiene 2004 itens Medicamentos 406 itens Produtos Hospitalares 1.536 itens Alimentos Avulsos 7051 itens
Resultado: 13.593 atendimentos realizados
08. SUSTENTABILIDADE
Descrição: ações que viabilizem a sustentabilidade da instituição por meio de realização de eventos para a captação de recursos, tais como: bazares, sócios contribuintes, bingos e outros.
45 Eventos – 1.125 pessoas
Bazar: em média, 7.920 pessoas visitam o bazar ao ano.
Novos Sócios Contribuintes 150 novos sócios Eventos 29 eventos - em média, 1.450 pessoas atendidas Captação de Recursos 2 campanhas
Resultado: Em média 1.600 atendimentos realizados
09. AÇÕES EM ADVOCACY
Descrição: ações voltadas para a luta pelo direito ao tratamento oncológico para a conscientização da sociedade, capacitação de agentes transformadores, mobilização da população e acompanhamento da atuação o poder público.
Reuniões Conselho de Saúde |
15 presenças |
Capacitação de Voluntários |
2 capacitações, em média 200 pessoas |
Palestras externas |
40 palestras - em média 1.600 |
Campanhas |
4 campanhas de prevenção e de doação |
Reunião Conselho Gestor HBDF |
10 presenças |
Resultado: 2.000 atendimentos realizados (participantes de palestras e capacitações)