Quinta, Abril 18, 2024

Protese

proteseApresentando mais um projeto...Prótese Mamaria!
A Rede Feminina de Combate ao Câncer tem constatado, nesses anos de assistência às pacientes de câncer, duas grandes e principais consequências nas mulheres que são atingidas pelo câncer de mama:
- A dificuldade econômica da unidade familiar da paciente, em que na maioria dos casos ela é arrimo de família.
- O impacto psicológico na autoestima da paciente que passa a ter que conviver com parte de seu corpo mutilado e limitações físicas.
Legalmente, o Estado tem por obrigação assistir a essas pacientes, inclusive com próteses definitivas e assistência psicológica, porém, devido à inoperância desse aparelhamento estatal, cabe a nós como responsáveis por esse mesmo Estado, assistir com nossos esforços a camada carente da nossa sociedade, vitimas de um mal que pode atingir a qualquer um de nós, independente do nível cultural, social ou econômico.O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres em todo o mundo. No Brasil, é a neoplasia mais frequente no sexo feminino e vem sendo verificado aumento nos coeficientes de mortalidade. A mastectomia é um dos tratamentos que as mulheres com câncer de mama são submetidas, e seus resultados poderão comprometê-la física, emocional e socialmente. A mutilação decorrente do tratamento favorece o surgimento de muitas questões na vida das mulheres, especialmente aquelas relacionadas à imagem corporal. Nesse sentido a utilização de uma prótese mamária externa, logo após a cirurgia, contribui para a elevação da autoestima e adaptação.O projeto consiste em implementar a “Oficina de Confecção de Prótese Mamária (externa).” A prótese externa consiste em um soutien com enchimento feito com espuma e alpiste, que substituirá a reconstrução mamária (plástica), até a fase de colocação da prótese definitiva. A prótese com soutien tem por objetivo incentivar e conscientizar a paciente mastectomizada que, a mesma pode voltar a ter uma vida normal e, resgatar sua autoestima, conscientizando-a de sua potência para superar as dificuldades do tratamento de câncer de mama.
Seja você um voluntário amigo também!
Doe amor, enxugue lágrimas e provoque sorrisos...