Quinta, Abril 25, 2024

6 – CUIDE DA SUA MENTE E DO SEU ESPÍRITO

As orientações abaixo estão relacionadas ao que você pode fazer por si mesmo(a): não só quanto ao seu corpo, mas quanto à sua mente (emoções e sentimentos) e ao seu espírito (sua fé e sua esperança). Trata-se de um programa de saúde física e mental. As estatísticas de sobrevida após o câncer mostram a diferença entre as pessoas que se contentam em aceitar passivamente o veredicto médico e as que põem em ação as próprias defesas naturais. Pode-se aprender a ativá-las, respeitando quatro regras simples: desintoxicação das substâncias carcinogênicas, alimentação anticâncer, pacificação do espírito e atividade física. Não existe abordagem natural capaz de, sozinha, curar o câncer. O melhor caminho, para quem quer alcançar esse objetivo ou simplesmente se proteger contra ao câncer, é aprender a melhor utilizar os recursos do corpo e a viver uma vida mais rica. Aproveite a pausa, a parada que a doença traz, como uma oportunidade para transformar sua vida.

Livre-arbítrio
Nossa vida é feita de escolhas. Quando surge a doença, a decisão quanto ao que fazer a respeito está em nossas mãos. Temos o livre-arbítrio para escolher lutar, ou não lutar. Podemos parar na fase da lamentação e da dor (“por quê”, “por que eu”, “morrerei ou sobreviverei?”, “não é possível que isso tenha acontecido a mim, é impossível!”). Entretanto, é perfeitamente possível que tenha acontecido um câncer na sua vida. Muitas outras pessoas já viveram câncer antes de Você, e Você não é diferente. Fazem parte da experiência humana os obstáculos a ultrapassar. Então escolha encarar a realidade e seguir adiante.

Otimismo. Cuide dos seus sentimentos
Faça a sua parte: cuide-se. Sabemos que nesse momento é difícil ser confiante, corajoso(a) e ter fé, mas lembre-se: a forma como Você vive a sua vida é você quem escolhe, e ser positivo(a) ajuda bastante! OTIMISMO FAZ BEM, pessimismo faz mal. A alegria nos mantém saudáveis e prolonga a vida. Se você quiser saber como estará seu corpo amanhã, olhe seus pensamentos hoje. Tente administrar os seus sentimentos para lidar melhor com todas as mudanças da sua vida neste momento. Pense positivamente. Procure se distrair. Faça atividades que lhe dão prazer. Não há jeito certo ou errado de agir ou enfrentar uma situação, mas existem jeitos que ajudam ou que atrapalham.

Cultive a sua FÉ e a sua ESPERANÇA
Sabemos que o diagnóstico de câncer abala a fé. Contudo, saiba que a sua fé é uma grande ferramenta durante o tratamento do câncer. Práticas religiosas tranquilizam a mente e as emoções, o que reduz a pressão arterial e os batimentos cardíacos e fortalece o sistema imunológico. Já a esperança é um ingrediente necessário e indispensável para a cura. Você tem uma profunda razão para ter esperança: todo ser humano tem um imenso reservatório de força física, mental, emocional e espiritual para dele se abastecer, enquanto vai à luta pela VIDA. Além disso Você está sendo atendido(a) num hospital cujo compromisso é com a VIDA e o VIVER, e não o contrário. Note que Você está rodeado(a) por um time de profissionais da melhor qualidade (médicos, psicólogos, nutricionistas e radioterapeutas) todos comprometidos em combater o câncer. Assim, lute contra com todas as armas disponíveis. Determine que você vai vencer e faça a energia da sua fé transbordar por todas as células de seu corpo. Tenha fé inabalável no tratamento, nos remédios, nas pessoas que cuidarão de você e no poder de Deus de curá-lo(a).

A importância de ser bem informado(a)
A informação é fundamental nesse momento da sua vida. Mantenha-se bem informado(a). A informação faz a diferença. Troque a desinformação por informações consistentes e claras, diminuindo as dúvidas, a angústia e a ansiedade. Converse com seu médico. Tire suas dúvidas. Procure um psicólogo. Não deixe seus sentimentos de lado. Fale sobre suas preocupações, angústias, dúvidas e medos. Saiba que altos e baixos podem acontecer. Alguns dias você estará disposto(a), outros não. Respeite suas vontades, mas não deixe de comer. Se necessário, consulte um nutricionista. Leia sobre os direitos dos pacientes com câncer.

“Abraçoterapia”.
Aprenda a curar as feridas psicológicas que alimentam os mecanismos biológicos que agem sobre o câncer. Sempre que possível dê e receba abraços. Um abraço nos dá proteção, segurança, força, saúde. Uma delícia! “Mais do que máquinas, necessitamos de benevolência. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura” (Charles Chaplin).