Sexta, Abril 19, 2024

12 – A SUPERAÇÃO: VENCER É SUPERAR LIMITES

Recuperação
A recuperação varia de acordo com cada pessoa, com a extensão e com o tratamento recebidos. Os exercícios físicos ajudam a restabelecer os movimentos e a recuperar as forças no braço e no ombro, auxilia também na diminuição da dor e da rigidez nas costas e no pescoço. Os exercícios devem começar logo que o médico permitir, o que costuma ocorrer um ou dois dias após a operação.

A vida continua
Você sentir-se-á aliviado(a) ao finalizar o tratamento. O que acontece após o tratamento de câncer? É difícil não se preocupar com a volta do câncer (quando o câncer volta, é chamado de “recorrente” ou “recidiva”). Por isso, pode levar um tempo antes que sua confiança em sua recuperação comece a parecer real e seus medos sejam de alguma forma aliviados. No fim se percebe que tanta luta e tanta dor trazem outros benefícios. Afinal, vencer é superar limites, é a própria reforma interior. Ter fé na recuperação leva à grande vitória: o crescimento e a valorização de cada momento da vida. Esse é o caminho dos(as) corajosos(as)!

Checando a recorrência
Finalizado o tratamento, é muito importante ir a todos os compromissos pós-tratamento agendados. Durante essas sessões, seus médicos poderão realizar exames físicos e solicitar testes de laboratório, ou testes de imagem, necessários para averiguar recorrências ou efeitos colaterais. Primeiramente, seus compromissos serão provavelmente a cada três meses até completar 2 anos, a cada 6 meses até completar 5 anos e anualmente por toda a vida. Após cinco anos, eles são realizados uma vez por ano.

Linfedema - Cuidados com mãos e braços
Linfedema ou inchaço do braço, em razão do excesso de linfa que fica retida no tecido, pode ocorrer a qualquer momento após o tratamento de câncer de mama, porque a drenagem normal do fluido da linfa do braço foi alterada. Não há uma maneira certa de prever quem desenvolverá ou não o linfedema. Pode ocorrer logo após a cirurgia, meses, ou mesmo anos depois. O potencial de se desenvolver o linfedema se mantém ao longo da vida da mulher. Um dos primeiros sinais do linfedema pode ser uma sensação de aperto no braço ou mão do mesmo lado em que foi tratado o câncer de mama. Um acidente ou infecção envolvendo a mão ou braço afetado pode contribuir para o desenvolvimento do linfedema ou agravar o linfedema existente. Qualquer inchaço, aperto ou acidente no braço ou mão deve ser reportado imediatamente ao seu médico ou enfermeira.

Qualidade de Vida
As pessoas devem saber que mesmo que elas tragam recordações do seu tratamento (tal como cicatrizes cirúrgicas), sua qualidade de vida, no geral, uma vez que o tratamento tenha terminado, pode ser normal. Mulheres mais jovens podem ter mais dificuldades nas funções emocional e social. Algumas podem se sentir isoladas. Para algumas mulheres, a quimioterapia pode ter causado menopausa precoce, o que necessita adaptação. Podem haver também dificuldades sexuais. Todas essas questões podem ser auxiliadas com aconselhamentos e grupos de apoio direcionados aos pacientes de câncer.

A Reabilitação
A reabilitação é feita por meio da cirurgia plástica (por exemplo, de reconstrução da mama). Vem auxiliar os métodos de tratamento para que as pacientes tenham melhor qualidade de vida.